O instituto

O Instituto Britânico inicia a sua atividade em Ponte de Lima no ano de 1979 como secção do Instituto Britânico de Braga que funcionava na Associação Luso Britânica do Minho.

Após a recetividade, por parte da Direção do Instituto Britânico de Braga, em instalar uma secção em Ponte de Lima, com o apoio do Instituto Britânico do Porto e de haver candidatos não só a iniciarem mas a continuarem os seus conhecimentos de língua Inglesa, fez-se um contrato com a Santa Casa da Misericórdia e logo se conseguiu o respetivo espaço, quer do Palacete Morais, quer do Colégio Dona Maria Pia, mudando-se mais tarde para as outras instalações frente ao Teatro Diogo Bernardes, a título gratuito.

Aí permaneceu até ao ano de 1984, altura em que surgiu a oportunidade de adquirir instalações próprias, mais precisamente a loja nº 7 do Conjunto Habitacional da Zona da Escola Técnica em Ponte de Lima.

Assim, a Associação Luso Britânica de Ponte de Lima foi fundada em 29 de Setembro do ano de 1984 (Diário da Republica, III Série nº 271 de 22/11/1984) e está sediada no Largo Dr. Vieira de Araújo (antigas instalações do centro de Saúde) em Ponte de Lima.

O Instituto Britânico conta com o apoio do British Council, através da Associação Luso-Britânica do Porto e da Associação Luso-Britânica do Minho, com sede em Braga, com quem intimamente colaborará. A Associação tem em funcionamento uma escola Instituto Britânico onde é ministrado o ensino da língua e cultura inglesas e alguns espaços dos tempos livres dos seus alunos.

Para a processão desse fim, a Associação tem em funcionamento uma escola Instituto Britânico onde é ministrado o ensino da língua e cultura inglesas e alguns espaços dos tempos livres dos seus alunos.  Está associada a diversas Instituições com idêntico fins no reino Unido, organiza viagens de estudo e promove a estadia de alunos em Escolas Inglesas, designadamente durante o período de férias de verão, apoio às empresas e Cursos de formação.

Graças a este plano, várias dezenas de alunos já visitaram o Reino unido.
Inserida neste âmbito, contam-se já duas formaturas de alunos deste Instituto em universidades Inglesas, através o intercambio que o Instituto mantem com aquelas Universidades, nomeadamente Glamorgan University, Cardiff, Wales e a CERNETEC (Centro de Energia e Tecnologia).

Encontramo-nos também a desenvolver o ensino da língua Alemã através dos cursos do Instituto Goethe e de língua Espanhola através do Instituto Cervantes.

O Instituto Britânico tem para além dos cursos de inglês geral (CPE, CAE, FCE, PET, KET) testes internacionais da Universidade de Cambridge (STARTERS, MOVERS, FLYERS) para crianças dos 7 aos 12 anos de idade, cujo objetivo é incentivar a aprendizado da língua inglesa contribuindo deste modo para o desenvolvimento de competências gerais de aprendizagem.

CAE

Ket

Pet

FCE

Young Learners ( Starters , Movers e Flyers)

Cambridge English

Autorização Dren

Maria Helena Távora

Diretora Pedagógica