Notícias
Instituto Britânico de Ponte de Lima presente na APPI 2016
- 29 Novembro, 2016
- Posted by: design
- Categoria: Nacional

O Instituto Britânico de Ponte de Lima esteve presente no 30º Congresso da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), que tomou lugar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e Mélia Hotel, reunindo cerca de seiscentos profissionais dos vários níveis do ensino da língua Inglesa, onde, cerca de cem oradores nacionais e internacionais apresentaram metodologias, técnicas e experiencias com o objetivo de transmitirem o seu longo saber e a seu vasto conhecimento.
Este Congresso sob o tema “Global Understanding – Strategies for the classroom” inspirado no facto de o ano de 2016 ser declarado o ano Internacional da Compreensão Global (IYGU), cujo objetivo é promover uma melhor compreensão do impacto local no global aplicando políticas mais eficazes para tratar desafios globais tais como: as alterações climatéricas, a segurança alimentar e a migração entre outros, que foi de grande importância para todos os participantes, atendendo ao facto de a Língua inglesa ser a língua internacional para a interligação entre os povos.
Dada uma estável globalização do Inglês, indo de encontro a esses desafios nas nossas sociedades interligadas, que exigem por parte dos cidadãos terem competências na língua inglesa, de modo a interpretar tais desafios e dar-lhes resposta eficazmente, os professores de língua inglesa deverão estar prontos e atentos no sentido de apoiar os seus alunos neste fenómeno que é a globalização.
Como educadores, tem a oportunidade e o dever de conduzir o pensamento neste mundo globalizado, que exige dos líderes estratégias de abordagem pedagógica e didática, de preparação, monotorização e avaliação de competências orais dos alunos.
Visto que, o Inglês é a língua principal dos livros, jornais, aeroportos, negocias, conferencias, tecnologia, diplomacia, desposto, musica e publicidade, nós, como professores, temos o poder de contribuir para uma mudança positiva em relação á compreensão intercultural, ao ajudar os alunos a tornarem-se cidadãos globais a fim de tornar o mundo mais pacífico.
Aprender uma língua é mais do que aprender vocabulário e estruturas gramaticais, dai que, a educação global apresenta situações complexas e controversas que têm de se tratar em inglês no contexto de sala de aula desenvolvendo deste modo, o conhecimento e as competências dos alunos, respondendo aos problemas globais, pois ao aprendermos uma língua, estamos a ajudar a ver o mundo através de diferentes luzes, emoções e sentimentos.
Concluindo, foi um congresso muito participativo e interessante, onde os profissionais de ensino tiveram oportunidade de acompanhar as mudanças de ensino no mundo global, onde a língua inglesa continua a ser a maior ferramenta para a comunicação entre os povos dos vários países.